Serviços

A Neuro-Reabilitar apresenta…

Fisioterapia neurológica
Uma lesão do sistema nervoso central tem um impacto devastador na vida do individuo e dos seus familiares. Encontrar uma forma coerente para potenciar a organização do sistema nervoso após uma lesão é um desafio extremamente exigente para todos os profissionais que lidam com todos os quadros clínicos daí decorrentes. Respeitar a arquitetura neural e a sua relação com o comportamento percetivo-motor nestes casos clínicos, é a principal premissa que deve ser respeitada no âmbito do processo de reabilitação. Isto significa que na reabilitação destes indivíduos devemos compreender o seu comportamento, motor e não só, com base na função do sistema nervoso e respetivas inter-relações.

Fisioterapia pediátrica

Uma abordagem holística, individualizada a cada criança e centrada na família. Esta abordagem baseia-se nos princípios mais atuais da neurociência como a plasticidade neuronal, aprendizagem motora e o neuro desenvolvimento, sendo dirigida a crianças com alterações do desenvolvimento sensório-motor, cognitivo e/ou percetivo com ou sem diagnóstico médico.

Novas experiências sensórias motoras potenciam uma melhoria da qualidade do movimento e o aumento das competências funcionais da criança e consequentemente reportório motor da mesma.
Fisioterapia neuro-músculo-esquelética
A intervenção em patologias do foro músculo-esquelético, tais como lombalgias, tendinites, lesões ósseas, articulares ou ligamentares, é a mais procurada na área da fisioterapia. Muitas vezes, estas lesões manifestam-se devido a alterações posturais ou alterações na dinâmica do movimento em determinada tarefa funcional. Procuramos ir além da patologia e encontrar a(s) causa(s) que desencadeou esse desequilíbrio neuro-musculo-esquelético. Para tal é necessário um conhecimento muito específico e minucioso do movimento humano para assim modificar o controlo postural e potenciar a recuperação não só a nível inflamatório, mas de todas as estruturas mio fasciais e promover uma ativação muscular que se vai refletir num movimento mais eficiente e desta forma sem dor.

Reeducação postural

Atualmente, cada vez mais indivíduos apresentam alterações posturais. Idealmente atuamos na prevenção de patologias, fazendo uma avaliação e mudança/consciência da postura de forma a tornar os nossos gestos e atividades funcionais mais eficientes. Nos casos em que já temos um diagnóstico, servimo-nos do conhecimento da neurociência dos circuitos neuronais do controlo postural e do movimento para conseguir alterar o nosso esquema postural. Desta forma garantimos resultados mais eficazes e verdadeiramente transformadores.

Exercício clínico

O exercício clínico é um conceito baseado no exercício, no sistema de movimento humano e na melhoria das habilidades motoras, tendo por base conhecimentos científicos da neurociência, fisiologia, biomecânica e do comportamento humano. Aplicado a várias condições do sistema nervoso central, musculoesquelético, cardiorrespiratório e metabólico, o exercício clínico é indispensável para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Pilates clínico

O Pilates clínico diferencia-se de outros métodos de exercício por ser o único em que se enfatiza a atividade da musculatura profunda abdominal assim como a mobilidade da coluna vertebral. Ao longo da prática do Pilates vamos adquirir conhecimento suficiente acerca do nosso corpo que vai permite realizar mais eficazmente tarefas que antes eram dolorosas, por exemplo.
Este método de exercício contribui para o aumento da consciência corporal, da mobilidade, da força muscular, da flexibilidade, do equilíbrio, entre outros benefícios. A vertente clínica torna possível a adaptabilidade do método de Pilates avárias condições de saúde, objetivos, nível de capacidade física, idade e contexto.

Fisioterapia nas disfunções temporo-mandibulares e dor orofacial

As Disfunções Temporomandibulares e a Dor Orofacial (DTM-DOF) referem-se a um conjunto de condições neuro-músculo-esqueléticas, caracterizados pela presença de dor, limitação da amplitude de movimento e da funcionalidade, que tem um impacto significativo a nível pessoal e socioeconómico. A prevalência tem aumentado de forma significativa devido a múltiplos fatores, nomeadamente os antecedentes complexos nos domínios social, biológico e psicológico. A fisioterapia, é uma intervenção normalmente muito bem-sucedida para o tratamento destas disfunções, em grande medida por se tratar de um distúrbio de movimento que é afetado pelo controlo motor muscular e/ou articular. Estas disfunções apresentam um prognostico favorável em resposta ao tratamento conservador realizado por um sioterapeuta especialista. A grande maioria a melhorar dentro de algumas semanas após o início do tratamento, comparativamente a uma resolução mais lenta quando não intervencionado por fisioterapia.

Agende aqui a sua consulta
Entre em contacto connosco através do e-mail geral@neuro-reabilitar.com ou visite as nossas instalações na Clinica dos Lados em Braga.